MEDIA CENTER

Exercício de Salvamento Marítimo na barra do porto de Peniche

11 SET 2016 09:09

A Capitania do Porto da Peniche promove amanhã, dia 12 de setembro, cerca das 16h00, um exercício de salvamento marítimo na barra do porto de Peniche. Pretendendo-se com este exercício, validar o Plano de Emergência de Salvamento para a Barra do Porto de Peniche e consolidar procedimentos de operação, verificando oportunidades de melhoria e, em particular, treinar a articulação entre os agentes de proteção civil.

​Como Comandante das Operações de Socorro, o Capitão do Porto de Peniche irá coordenar toda a operação, desencadeada de acordo com o seguinte cenário:

Durante a tarde do dia 12 de Setembro, inesperadamente com o agravamento significativo das condições Meteorológicas, às 15h30 minutos o Capitão do Porto de Peniche (ouvida a Autoridade Portuária) ordenou o fecho da Barra do porto de Peniche por questões de segurança. Entretanto, cerca das 16h30, a embarcação Marítimo-Turística “SARDINHA”, com 10 tripulantes a bordo, e com pequeno incêndio a bordo num compartimento (paiol) a cima da linha de água, contata o Piquete da Polícia Marítima (PM) de Peniche por VHF, relatado o incêndio a bordo, requerendo assistência imediata e solicita autorização para entrar o porto de Peniche (Piquete da PM recebe informação e informa Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa [MRCC - Lisboa]).

Esta iniciativa insere-se numa estratégia da Autoridade Marítima Nacional de rever o planeamento de emergência em todas as Capitanias dos Portos, associado ao risco acrescido de acidentes marítimos no período de outono e inverno, face às condições meteorológicas prevalecentes nessa época do ano. Tendo em conta o historial desses acidentes, as barras dos portos são locais com prevalência significativa deste tipo de ocorrências. Desta forma, têm vindo a ser desenvolvidos planos de emergência de salvamento para as barras.

No exercício serão empenhados meios humanos e materiais da Capitania do Porto, do Comando-local da Polícia Marítima e da Estação Salva-vidas do ISN de Peniche, do Comando Distrital de operações de Socorro (CDOS) e dos Bombeiros Voluntários de Peniche.

Nota à imprensa: Convidam-se todos os Órgãos de Comunicação Social interessados a acompanhar o exercício de salvamento marítimo na barra do porto de Peniche.

O ponto de encontro será na Estação Salva-vidas de Peniche, no Cais da Ribeira, às 16h00, onde será feito um “briefing” antes da realização do exercício.