MEDIA CENTER

Evacuação médica de banhista na praia do canavial em Lagos

9 SET 2016 11:09

O Capitão de porto de Lagos em colaboração com o Capitão de Porto de Portimão coordenou ontem, dia 8 de setembro, uma operação de evacuação médica de um banhista que se encontrava com náuseas e quebras de tensão, na praia do canavial, no concelho de Lagos.

​​O alerta foi recebido pelas 19h00 no piquete da Polícia Marítima (PM), através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC-Lisboa), tendo sido deslocado de imediato para o local dois agentes da PM de Lagos e uma ambulância dos Bombeiros de Lagos. Em virtude de o acesso à praia do canavial ser efetuado através de um pequeno caminho na falésia e a manobra para uma maca rígida não oferecer condições de segurança, foi decidido efetuar a evacuação por mar até ao interior do porto de Lagos. Para esse efeito, foi ativada a embarcação “SR-43” da Estação de Salva-vidas do ISN de Ferragudo e uma mota de água do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos. 

O sinistrado, de 35 anos e nacionalidade Francesa, encontrava-se no areal e começou a sentir náuseas e quebras de tensão sucessivas, o que o impedia de regressar pelos próprios meios através do caminho existente na falésia.  

A evacuação foi efetuada com sucesso através da embarcação e o sinistrado foi desembarcado no cais do porto de Lagos, tendo sido transportado para a ambulância do INEM e posteriormente evacuado para o hospital de Portimão.​