O farol de Sines consta do projeto de Pereira da Silva, aprovado em 1870 que prevê também a criação dos faróis de Montedor, Leça ou Leixões, Aveiro, N.S. da Vitória (mais tarde preterido pelo Penedo da Saudade), Cabo Sardão, Cabo Carvoeiro do Algarve e Ponta de S. António (V.R.S.António). Nesse trabalho o autor relata ainda a iluminação dos portos em 1865 e propõe que se proceda a um estudo especial para determinar «quaes as melhores posições em que hao de ser collocados os pharoes e luzes de porto».
O farol entrou em funcionamento em abril de 1880, com uma torre de 22 metros de altura e 41 metros de altitude. O aparelho óptico era uma lanterna de 2ª ordem e a fonte luminosa a incandescência pelo vapor de petróleo com luz fixa. A luz de reserva era um bico de nível constante.
Em 1914 foram feitas obras de beneficiação no edifício e em 1915 a lanterna ótica foi substituída por um aparelho lenticular de Fresnel de 3ª ordem, grande modelo (500mm distância focal). A rotação da ótica era produzida pela máquina de relojoaria. A luz que até então era fixa passou a ritmada.
Com a intenção de instalar um radiofarol, em 1948 foi construída uma casa. Neste mesmo ano o farol foi eletrificado através de um grupo eletrogéneo "Reiner". A fonte luminosa passou a ser a incandescência elétrica ficando como reserva a incandescência pelo vapor de petróleo.
Em 1950 o farol é eletrificado com energia da rede pública, sendo também montados painéis na ótica, para lhe darem a característica de aeromarítimo.
O radiofarol foi instalado em 1953 (desativado nos anos noventa).
A potência da fonte luminosa foi reduzida em 1982, sendo instalada uma lâmpada de 1000W.
Havendo necessidade de altear a torre do farol para que a luz pudesse ficar mais visível, foram iniciadas as obras em 1992. A lanterna, aparelho ótico e todo o material que estava na torre foi retirado. (Este material encontra-se no farol museu de S. Marta). Entretanto até à conclusão das obras, foi instalado um farolim provisório.
Estas obras só terminariam em 1995, ficando a torre do farol com mais seis metros de altura. Foi montado um novo aparelho ótico (híbrido), este de 4ª ordem, com um motor de rotação de um "PRB – 21". A torre do farol ficou com 28 metros de altura e 48 metros de altitude.
LOCALIZAÇÃO: PERTO DO EXTREMO DO CABO DE SINES
FUNÇÃO: COSTEIRO
ESTABELECIMENTO: ABRIL DE 1880
LATITUDE: - 37º 57',65 N
LONGITUDE: - 08º 52',74 W
ALTURA: 28M
ALTITUDE: 56M
ALCANCE: 26MILHAS
CARATERÍSTICA: FI (2) 15s (Lt 0,5s;Ec 4,5s;Lt 0,5s;Ec 9,5s)