A posição estratégica que o forte de S. Marta tinha para fins militares, também o tinha para a navegação, e no seu relatório a Inspeção dos Faróis do Reino em 1864, advogou ali a instalação de uma luz.
O Forte de S. Marta passou a ficar sob a dependência do Serviço de Faróis em 8 de novembro de 1867.
Em 1868 foi construída uma pequena torre, servindo de marca para de dia e recebendo um farol catóptrico vermelho, funcionando apenas como luz de direção que se acendeu pela primeira vez na noite de 1 de março.
Um roteiro de 1897, descreve a estrutura do farol e as disposições adotadas em termos de ótica: «Pharol de Santa Martha – próximo da Ponta de Salmodo, no ângulo sueste do antigo forte de S. Martha, está a torre quadrada do pharol, pintada de branco, tendo a meia altura uma faixa azul. O pharol é de luz fixa vermelha, dada por um apparelho dióptrico e reforçada na direcção do alinhamento do corredor ou canal do norte, por um apparelho catóptrico (...)».
Estas luzes estavam montadas provisoriamente numa das janelas da torre, constituindo uma, a luz de porto e a outra dando o enfiamento Santa Marta – Guia.
Em 1908 estas luzes foram substituídas por um aparelho catadióptrico de 5ª ordem, que ainda hoje ali se mantém, de luz fixa.
Em 1936 procedeu-se a um aumento de 8 metros da altura da torre, devido às construções que se vinham fazendo nas proximidades e que dificultavam a visibilidade à navegação que saía a barra norte.
Classificado como imóvel de interesse público, foi por duas vezes mencionado no Diário da República.
Em 1949 foi-lhe instalado um sinal sonoro, sendo o farol ligado à rede elétrica de distribuição pública em 1953. Passou de luz fixa para luz de ocultações vermelha.
Inserido no plano de automatizações da barra do Tejo, foi automatizado em 1981, ficando a ser telecontrolado a partir da Central da Direção de Faróis.
Em 2000 e foi celebrado um protocolo entre a Câmara Municipal de Cascais e a Marinha, para a cedência das habitações do farol para posteriormente funcionar o farol museu de S. Marta.
Em julho de 2007, abriu ao público o farol museu de S. Marta, equipado com peças do espólio do museu da Direção de Faróis.
LOCALIZAÇÃO: NO FORTE DE S. MARTA A 400 METROS DE CASCAIS
FUNÇÃO: COSTEIRO
ESTABELECIMENTO: 1868
LATITUDE: – 38º 41',50 N
LONGITUDE: – 09º 25',17 W
ALTURA: 20m
ALTITUDE: 25 m
ALCANCE: W 18 MI (33,3Km) R 14 MI (25,9Km)
CARATERÍSTICA: Oc WR 6s (Lt 4,5s;Ec 1,5s)