Direção de faróis

Farol da Ponta da Piedade

Ponta da Piedade. Data de Estabelecimento: 1913. Latitude: 37º 04',91 N, Longitude: 08º 40',08 W.

​O Plano Geral de Alumiamento e Balizagem aprovado em 1883, considerava já a instalação de uma luz de porto na Ponta da Piedade. Apesar desta intenção, não seria edificado tão prontamente, pelo que a Comissão nomeada por portaria nº 10 de 28 de outubro de 1902, do Ministério da Marinha e Ultramar, teria ainda uma palavra a dizer, propondo para a Ponta da Piedade a instalação de um aparelho de 6ª ordem, mostrando dois clarões brancos, seguidos de um vermelho. Mais uma vez no entanto o projeto ver-se-ia protelado, pela que a solução final iria diferir um pouco da perspetivada pela Comissão nomeada em 1902. Um despacho de 30 de dezembro de 1911 da 1ª Repartição da Direção Geral dos Eclesiásticos, publicada no Diário do Governo nº 10 de 12 de janeiro de 1912, referia: 

«Nos termos do artigo 90 do decreto com força de lei de 20 de Abril último, cedida com as suas dependências, ao Ministério da Marinha, a antiga e arruinada ermida de N.S. da Piedade, afim de ali ser construído um farol de rotação».

O processo acabaria por não ser pacífico pois a Junta da Paróquia de S. Maria de Lagos era contra a demolição da ermida.

No dia 15 de fevereiro de 1912 o contra-almirante Schultz Xavier, representante da Direção Geral de Marinha, tomava posse da ermida e dependências e, por escritura de 14 de março do mesmo ano, aquela Direção, compraria por 250.000$000 reis um prédio rústico, pertencente a Artur Baptista Galvão e esposa para construção do farol.

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O farol da ponta da Piedade entrou em funcionamento em 1 de julho de 1913. Inicialmente foi equipado com um aparelho ótico de 4ª ordem, de rotação, mostrando grupos de cinco clarões brancos de 10 em 10 segundos e tendo como fonte luminosa um candeeiro de petróleo. A rotação da ótica fazia-se através da máquina de relojoaria. A torre tem 5 metros de altura e 51 metros de altitude.

A ótica de 4ª ordem foi substituída temporariamente em 2 de maio de 1923 por uma de 6ª ordem, fixa, de luz branca. Em 15 de dezembro passou a luz de ocultações de 2,5 segundos intervalados de períodos de luz fixa, branca, de 4 segundos de duração, sendo retirada a ótica de 6º ordem.

O farol foi eletrificado com energia da rede pública em maio de 1952 passando a fonte luminosa a ser a incandescência elétrica.

Em 1956 foi montado um novo aparelho de incandescência elétrica com passagem automática a gás acetileno.

Foi automatizado em 1983 com um sistema modelo GISMAN.

LOCALIZAÇÃO: NA PONTA DA PIEDADE

FUNÇÃO: COSTEIRO

ESTABELECIMENTO: 1913

LATITUDE: 37º 04',91 N

LONGITUDE: 08º 40',08 W

ALTURA: 5 M

ALTITUDE: 51 M

ALCANCE: 20 MILHAS

CARA​TERÍSTICA: FI W 7s (Lt 1,5s;Ec 5,5s)

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