Direção de faróis

Farol da Guia

2,5 KM a W de Cascais.
Data de estabelecimento: 1761. Latitude: 38º 41’,81 N, Longitude: 09º 26’,70 W.

​O primeiro farol erigido entre nós terá sido o farol de N.S. da Luz na foz da barra do rio Douro em 1680. Anteriormente já se utilizavam pontos elevados para acender fogueiras, a que se chamava fachos ou vigias.

É por esse facto que alguns autores sustentam que o farol existente junto da capela de N.S. da Guia será: «certamente o mais antigo da nossa costa atlântica, ao dealbar da nossa epopeia marítima.»

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Argumentam ainda que há indicações de que ele existisse já antes de 1522, havendo porém quem defenda que esse farol apenas terá começado a funcionar em 1537, o que o tornaria não o primeiro, mas o segundo da costa portuguesa, já que o do Cabo de S. Vicente parece datar de 1515 ou 1516. O farol terá ficado muito danificado pelo terramoto de 1755, por isso ele seria incluído entre os que eram mandados construir pelo alvará com força de lei de 1 de fevereiro de 1758.

O contrato para o projeto do farol da Guia foi assinado em 25 de junho de 1759, com o arquiteto Eugénio dos Santos.

Entrou em funcionamento em 1761, com uma torre de 28 metros de altura e 58 metros de altitude. Tinha como fonte luminosa um candeeiro de azeite.

Em 1865 foram feitas várias reparações, ficando o farol a funcionar com luz fixa branca, projetada por dezasseis candeeiros de Argand com espelhos parabólicos.

Em 1879, os espelhos parabólicos foram substituídos por um aparelho lenticular de 3ª ordem. A luz ficou a ser alimentada pelo gás produzido do petróleo, com candeeiro de gás, que viria a ser substituído por um candeeiro de 2 torcidas em 1897, com funcionamento a petróleo.

De 1914 a 1918 o farol esteve apagado por motivos militares, devido à I Grande Guerra.

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O farol foi eletrificado em 1955 através de dois grupos eletrogéneos, sendo ligado à rede pública em 1959.

Montou-se na torre do farol, na porção virada à barra norte, uma janela com vidros vermelhos para fazer o enfiamento com o farol de S. Marta.

Em 1982 inserido no plano de automatizações da barra do Tejo, foi automatizado, ficando a ser telecontrolado a partir da Central da Direção de Faróis.

LOCALIZAÇÃO: A 2,5 KM A W DE CASCAIS

FUNÇÃO: COSTEIRO

ESTABELECIMENTO: 1761

LATITUDE: 38º 41',81 N

LONGITUDE: 09º 26',70 W

ALTURA: 28 m

ALTITUDE: 58 m

ALCANCE: 19 MI (35Km)

CARA​TERÍSTICA: ISO WR 2s

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