Direção de Combate à Poluição do Mar

ATLANTIC POLEX 2018

Exercício de combate à poluição do mar, promovido pela Direção de Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima Nacional. Decorre em duas fases, nos dias 27 e 28 de junho de 2018, em Ponta Delgada, nos Açores.

Logo cor com fundo 2018.jpg 

O PML, vincula as autoridades competentes e com responsabilidade de atuação nestas matérias a preparar e desenvolver os mecanismos de resposta adequados, de forma a garantir uma resposta eficiente e eficaz em acidentes ou incidentes de poluição no mar por hidrocarbonetos ou outras substâncias perigosas.

Este ano o exercício terá como destino Ponta Delgada, na Ilha de S. Miguel. Os Açores, devido à sua localização na zona Central do Atlântico Norte, constituem um local de elevado tráfego marítimo, acarretando assim todos os riscos associados a essa atividade.

As áreas protegidas dos Açores, pelo seu valor ecológico, paisagístico, importância científica, cultural e social, assim como o aumento de turismo são fatores determinantes para uma preparação eficiente e eficaz para a proteção dos recursos das ilhas.

Conceito

A realizar-se em junho, no Offshore, no porto e marina de Ponta Delgada e na Praia das Milícias, o evento será composto por duas fases, com base num programa seriado de eventos simulados, abrangendo os seguintes itens:

27 de junho de 2018

  • Briefing de preparação do exercício - AM
  • Seminário "Preservação do meio marinho" com temas relacionados com a poluição do meio marinho e apresentação do exercício (ver programa)Seminário "Preservação do meio marinho" com temas relacionados com a poluição do meio marinho e apresentação do exercício| VER PROGRAMA

28 de junho de 2018

  • Incidente de poluição marítima com empenhamento de meios no terreno em cenários aprovados – 09h00-14h00

  • Debriefing – PM

Finalidade

O exercício de poluição visa assegurar:

  • O cumprimento do estabelecido no PML;
  • O incremento dos padrões de prontidão dos meios da Autoridade Marítima Nacional (AMN), dos restantes organismos do Sistema de Autoridade Marítima, outras entidades responsáveis nas suas áreas funcionais e de jurisdição, relativos às operações de prevenção e resposta a um incidente de poluição do meio marinho;
  • O incremento da cooperação, coordenação e agilização entre as entidades com atribuições e interesses nesta matéria;

  • A promoção da sensibilização da comunidade marítima local para as questões de segurança marítima e procedimentos de emergência agregados e correlacionados com esta área.

Objetivos Específicos

  • Coordenar e treinar os recursos existentes para o combate à poluição do meio marinho no offshore, na área portuária e na linha de costa, nomeadamente com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, Portos dos Açores, Marinha Portuguesa, Força Aérea Portuguesa e com outros Agentes de Proteção Civil;
  • Incrementar e agilizar, no aplicável, a interoperabilidade e coordenação entre as diversas entidades do Sistema de Autoridade Marítima, bem como com outras entidades nacionais e internacionais tais como o Instituto Hidrográfico, a European Maritime Safety Agency (EMSA), a Oil Spill Response Limited (OSRL) e outros parceiros ao nível da I&D como é exemplo a TEKEVER;
  • Treinar a coordenação da Brigada de Intervenção Rápida de Combate à Poluição do Mar (BIRPOL) do Departamento Marítimo dos Açores com a Direção de Combate à Poluição do Mar (DCPM);
  • Identificar e caracterizar as capacidades dos organismos com responsabilidade na resposta ao combate à poluição do mar;
  • Fomentar a reflexão sobre os assuntos da poluição marinha por hidrocarbonetos, partilha de conhecimento, de experiências e capacidades, promovendo o debate de ideias, num seminário a realizar no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara.

Recursos Envolvidos

Diversos equipamentos, entre eles navios e embarcações de combate à poluição do mar; meios aéreos com capacidade de identificação e seguimento do poluente; recuperadores, barreiras, tanques portáteis, equipamento ligeiro de limpeza de praias; viaturas pesadas e ligeiras, tratores e equipamento de proteção individual.

Cenários e área do exercício

No exercício ATLANTIC POLEX.PT 2018 simulam-se vários cenários alicerçados em dois acidentes distintos: uma colisão, ao largo da costa de S. Miguel, entre um cargueiro e um petroleiro, com o consequente derrame de 5000m3 de crude que, devido à deriva da mancha de poluente, irá contaminar as águas envolventes e afetar o Porto de Ponta Delgada, a marina de Ponta Delgada, zona da costa e a Praia das Milícias; uma colisão no interior do Porto, entre uma embarcação de recreio náutico com uma embarcação de pesca que acaba por afundar, obrigando à necessidade de ser contido e recuperado o hidrocarboneto derramado e de ser efetuado o salvamento de náufragos e a evacuação de feridos. 

ÁREAS DOS CENÁRIOS​

areas.jpg 

Cenário 1: Offshore​​

cenario_1.jpg  

Cenário 2: Acidente no porto de Ponta Delgada

cenario_2.jpg 

Cenário 3: Recolha Manual de Poluente na Praia

cenario_3.jpg 

Cenário 4: Fecho da Marina de Ponta Delgada​

cenario4.png