A equipa da PM tentou manter a calma e fazer cumprir as regras de segurança essenciais para o salvamento de todos. Os emigrantes, que tinham sido abandonados, agradeciam emocionados o facto da equipa portuguesa os estar a resgatar.
Pelo frio que apresentavam, os emigrantes já se encontravam no mar há mais de duas horas, tendo uma mulher, com cerca de 25 anos, entrado em hipotermia. A equipa da PM envolveu-a em mantas térmicas e administrou-lhe oxigenoterapia, enquanto monitorizava os valores de oxigénio no sangue e os batimentos cardíacos. A vítima chegou a perder a consciência várias vezes mas à chegada ao porto de Skala Sikaminea, para onde foi transportada o mais rapidamente possível, já apresentava algumas melhoras.
No porto já se encontravam médicos de Organizações Não Governamentais que foram chamados pela equipa da PM, via rádio, durante o percurso.
No total foi resgatada uma criança, seis mulheres e 25 homens, a quem foram distribuídas águas e mantas térmicas. Um dos homens era já idoso e invisual.
A missão da PM tem como objetivo cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço, no mar Egeu, e termina no dia 30 de setembro de 2016.
NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.
Veja o vídeo do resgate