Na sequência de um alerta pelas 12h45, através dos elementos do Sistema de Salvamento Balnear (SSB) de Matosinhos, foram de imediato ativados para o local elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Leixões, do Projeto “SeaWatch”, bem como os Bombeiros Voluntários Portuenses, os Bombeiros Voluntários de Leixões e elementos do INEM.
À chegada ao local, constatou-se que o corpo foi retirado da água por populares que o avistaram, com o apoio dos nadadores-salvadores e dos elementos do SSB de Matosinhos. Os nadadores-salvadores iniciaram de imediato as manobras de reanimação, não tendo sido possível reverter a situação.
O médico do INEM efetuou o auto de verificação do óbito e, após contacto com o Ministério Público, o corpo foi transportado para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses do Porto, pela automaca da PSP.
A vítima não trazia consigo qualquer identificação, tendo sido notificados todos os postos de vigilância e salvamento das praias contíguas, bem como as esquadras de polícias de Matosinhos, Leça da Palmeira e Porto, no sentido de apurar a sua identificação.
O Comando Local da Polícia Marítima de Leixões tomou conta da ocorrência.