Na sequência de um alerta recebido pelas 12h56, através de Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), a informar que se encontrava um homem em estado inconsciente e a receber manobras de reanimação, foram de imediato ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Ponta Delgada. Para o local deslocaram-se também elementos da Capitania do Porto e da Estação Salva-vidas de Ponta Delgada, dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada e uma enfermeira do Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM.
O homem terá sido resgatado para terra pelo nadador-salvador de serviço, com o auxílio de populares, tendo sido de imediato iniciadas as manobras de reanimação por parte dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada e da enfermeira do Suporte Imediato de Vida, com o apoio dos elementos da Polícia Marítima. A vítima foi posteriormente transportada, em estado muito grave, pelos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada para uma unidade hospitalar.
Segundo foi possível apurar, o homem de 43 anos encontrava-se a nadar quando foi avistado por populares a flutuar na água, em estado inconsciente.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima encontra-se a prestar apoio aos familiares da vítima.
O Comando-local da Polícia Marítima de Ponta Delgada tomou conta da ocorrência.