MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional colabora em ação de proteção do ambiente na Praia da Ursa

17 AGO 2018 18:08

Decorreu no dia 15 de agosto, uma ação de proteção do ambiente, na qual a Autoridade Marítima Nacional colaborou através da coordenação do Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Cascais e empenhamento de meios materiais e humanos.

​Nesta ação colaboraram três elementos da Estação Salva-vidas de Cascais, para proceder à recolha, embarque e desembarque de todo o lixo recolhido na praia da Ursa.

Esta ação foi efetuada em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Sintra, que contou com a participação de vários funcionários.

Este areal não vigiado, insere-se no Parque Natural Sintra-Cascais, entre duas arribas ingremes e de muito difícil acesso, não permitindo a recolha e remoção do lixo em segurança por terra.

Por forma a salvaguardar a segurança física dos intervenientes, optou-se por fazer a sua remoção através das embarcações da Estação Salva-vidas de Cascais, tendo sido empenhados uma semirrígida e uma mota de água do Instituto de Socorros a Náufragos, bem como três Marinheiros, tripulantes de estação salva-vidas.

Foi ainda realizada uma ação de sensibilização e alerta junto dos veraneantes que se encontravam no local, para as consequências nefastas do lixo que se abandona no areal e para outras práticas ilegais, como o campismo selvagem.

Desta operação de limpeza e sensibilização ambiental, resultou a recolha e transporte de cerca de dois metros cúbicos de lixo.

Desde o início da época balnear, têm-se verificado algumas autuações nesta praia, por abandono de lixo e pratica ilegal de campismo selvagem.