MEDIA CENTER

Trabalhos de remoção do navio “MESTRE SIMÃO” estão concluídos

9 JUL 2018 12:07

Os trabalhos de remoção do navio de tráfego local e de transporte de passageiros “Mestre Simão”, que encalhou no porto da Madalena, Ilha do Pico, no dia 06 de janeiro do presente ano, foram considerados concluídos pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Horta, no dia 07 de julho.

​Os trabalhos que tiveram início a 10 de abril, passaram para uma segunda fase a partir do dia 16 de maio, altura em que se deu inicio ao desmantelamento do navio.

No passado dia 29 de junho foi removida a última grande secção (secção da proa) que ainda se encontrava no local do encalhe. Seguiu-se depois uma fase de limpeza subaquática que se prolongou até ao dia 07 de julho.

O trabalho de remoção envolveu também a participação de empresas especializadas no tratamento e reutilização de resíduos, tendo o grosso do material metálico sido remetido para o continente Português em diversos contentores.

Ao longo do processo de remoção, o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Horta, contou para efeitos de controlo e monitorização dos trabalhos, com o apoio da Delegação Marítima de São Roque do Pico, do Comado-local da Polícia Marítima da Horta, bem como do Comando Regional da Polícia Marítima dos Açores, em particular do Grupo de Mergulho Forense.