MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional colabora em resgate de tripulantes de embarcação que naufragou

7 JUL 2018 16:07

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC Lisboa) coordenou, no dia 06 de julho, uma ação de resgate dos tripulantes da embarcação de pesca costeira “DRACO”, com registo em Leixões, que naufragou a cerca de 55km da costa entre Leixões e Aveiro, com sete tripulantes a bordo.

O naufrágio ocorreu cerca das 04h30, tendo seis dos tripulantes sido resgatados pelo navio mercante "Wec Van Gogh" com bandeira Cipriota que os transportou até ao largo de Leixões, onde a embarcação da Estação Salva-vidas de Leixões "SR-28" os recolheu e transportou até à Marina do Porto Atlântico.

Sob coordenação do Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Leixões, os seis tripulantes resgatados foram encaminhados para a Estação Salva-vidas de Leixões onde foi efetuada uma avaliação médica pelas equipas do Instituto Nacional de Emergência Médica e dos Bombeiros de Matosinhos-Leça, tendo sido também acompanhados por um psicólogo da Polícia Marítima.

Apesar de muito abalados após o incidente, os seis tripulantes não necessitaram de cuidados especiais tendo apenas um deles sido conduzido ao hospital por precaução.

O sétimo tripulante, que se se encontrava em paragem cardiorrespiratória, foi resgatado do local de naufrágio pelo helicóptero da Força Aérea Portuguesa, tendo sido transportado para o aeródromo de Ovar, onde viria a ser declarado o óbito.

 

 

~