MEDIA CENTER

Capitania do Porto e o Comando-local da Polícia Marítima de Caminha participam em exercício de segurança e salvamento fluvial no Troço Internacional do Rio Minho

11 MAI 2018 20:05

A Capitania do Porto e o Comando-local da Polícia Marítima de Caminha, entre os dias 15 e 17 de maio, participam num exercício combinado de segurança e salvamento marítimo/fluvial, promovido pela Armada Espanhola, denominado MARSEC 18.

 O MARSEC 18 envolve um conjunto de cenários diferentes, estando prevista a participação da Autoridade Marítima Nacional, no cenário que decorre no troço internacional do rio Minho (TIRM).

Este exercício, que contará com a participação de diversas forças militares, de segurança, de proteção civil, autarquias e universidades, tem como objetivo principal exercitar os procedimentos de colaboração e coordenação entre a Comandância Naval del Miño e a Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima de Caminha, bem como com todas as outras forças envolvidas, que normalmente contribuem para o dispositivo de segurança e salvamento fluvial.

No dia 15 de maio, será realizado um exercício de salvamento marítimo, com simulação do naufrágio de uma embarcação de recreio, que resulta em alguns feridos e desaparecidos, havendo a necessidade de envolver equipas especializadas em resgate aquático, buscas apeadas nas margens e buscas de subsuperfície, de ambas as Marinhas.

No dia 17 de maio, a Polícia Marítima de Caminha irá realizar uma abordagem a uma embarcação (PVI Cabo Fradera) que simula o transporte de estupefacientes, com o apoio de um helicóptero de Vigilância Aduaneira, de uma embarcação de alta velocidade, motas de água e do NRP Rio Minho.

Convidam-se todos os Órgãos de Comunicação Social (OCS) a acompanharem este exercício, nomeadamente no dia 17 de maio, pelas 10:15 (horas portuguesas) na Comandância Naval del Miño, em Tui, Espanha, onde estará montado o posto de Comando do exercício.

Para o efeito, deverão demonstrar o seu interesse, enviando para o correio eletrónico enm_oficinadeprensa@fn.mde.es o seu nome, o n.º do cartão do cidadão e o OCS que representam.

 As certificações serão entregues, no dia 17 de maio, à entrada da Comandância Naval del Miño, em Tui.