MEDIA CENTER

Autoridade Marítima presta assistência a veleiro no Funchal

21 MAR 2018 19:03

O Capitão do Porto do Funchal, em articulação com o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), coordenou durante a manhã de hoje a operação de assistência a um veleiro de bandeira norueguesa, com 12 metros de comprimento, que se encontrava a sul da Ponta São Lourenço com quarto tripulantes a bordo.

​Os elementos do veleiro solicitaram assistência para o MRSC Funchal por se encontrarem sem energia a bordo e sem propulsão mecânica, encontrando-se desta forma incapacitados de entrar na marina nova do Funchal.

O alerta foi recebido às 08h57 no MRSC Funchal, tendo sido efetuado contacto com o veleiro, que confirmou estar sem energia a bordo nem propulsão mecânica devido à avaria, não necessitando de assistência imediata, pois tencionava velejar até a entrada do porto do Funchal, necessitando apenas de apoio na manobra de entrada na marina nova do Funchal.

Durante o restante trânsito do veleiro até a entrada do porto do Funchal, foi efetuado acompanhamento pelo MRSC Funchal através de contatos telefónicos regulares, tendo sido ativada uma embarcação salva-vidas da Capitania do Porto do Funchal para apoio na manobra de entrada.

O veleiro atracou em segurança pelas 13h31m no cais 8 da marina nova do Funchal.

Os quatro tripulantes, todos de nacionalidade norueguesa, encontravam-se bem de saúde, não tem havido necessidade de qualquer tipo de assistência médica.

O Comando-local da Policia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência.