MEDIA CENTER

Polícia Marítima apreende 70 Kg de ouriços-do-mar e perceves em Viana do Castelo

03 fev 2018 09:55

A Polícia Marítima de Viana do Castelo desenvolveu, no dia 1 de fevereiro, uma ação de fiscalização na orla costeira da Praia de Paçô e na Gelfa, dirigida ao combate à apanha ilegal de ouriços-do-mar.

​Durante a ação de fiscalização foram verificadas as licenças de 5 apanhadores profissionais e 2 pescadores lúdicos, um dos quais na atividade da pesca submarina, todos em situação legal.

No decurso da ação foram detetados e apreendidos cerca de 60 Kg de “ouriços-do-mar” abandonados na praia do Paçô que, por estarem ainda vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural. Foram igualmente detetados e apreendidos 10 Kg de perceves escondidos na vegetação arbustiva dunar na Gelfa, a sul do Forte do Cão, os quais foram entregues na lota de Viana do Castelo.

Os ouriços-do-mar são uma iguaria muito procurada no mercado espanhol, com um valor comercial considerável, sendo vendidos pelos apanhadores com valores a rondar os 4 euros o Kg.