MEDIA CENTER

Veleiro recuperado após quatro meses à deriva no Atlântico

9 OUT 2017 13:10

Na passada sexta-feira, dia 6 de outubro, ao fim da tarde, o veleiro "Alice Gull" foi encontrado à deriva e sem tripulação cerca de 120 milhas náuticas a sudoeste do Faial.

​A embarcação de pesca costeira "M. Arriaga", que encontrou o veleiro, procedeu ao seu reboque para o porto da Horta.

Logo após a sua chegada o veleiro foi alvo de medidas cautelares de polícia pelo Comando-local da Polícia Marítima da Horta, procurando indagar sobre o que eventualmente teria acontecido a bordo.

Foi já possível determinar que o veleiro foi objeto duma ação de busca e salvamento a 20 de junho deste ano, ação essa coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, que contou com a participação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo da Força Aérea, na Ilha Terceira, resultando no resgate do seu único tripulante por um navio mercante. 

Logo à chegada do veleiro ao porto da Horta, os serviços da Capitania conseguiram colocar o motor em funcionamento e transportá-lo pelos próprios meios para o local onde ficará a aguardar a chegada do seu proprietário.

O seu dono, resgatado em junho passado, foi já contatado pelo Capitão do Porto da Horta, mostrando-se satisfeito e demonstrando vontade de, em breve, se deslocar à Horta para avaliar o estado do veleiro, que de resto aparenta grande robustez, sobretudo considerando que esteve à deriva no Atlântico durante quase 4 meses.