MEDIA CENTER

Presidente da PAR visita equipa da Polícia Marítima na Grécia

29 AGO 2016 17:08

A equipa da Polícia Marítima (PM) que se encontra integrada na missão POSEIDON SEA, na Grécia, recebeu ontem, dia 28 de agosto, a visita da PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados.

O Presidente da PAR, o Dr. Rui Marques, que já tinha visitado a equipa em fevereiro passado, estando na Ilha grega de Lesbos, quis mais uma vez visitar os elementos da PM e conhecer a forma como emigrantes e refugiados têm chegado à Ilha nestes últimos meses.

O encontro decorreu em Molivos, onde a equipa está localizada. Foram visitadas as embarcações TEJO e ARADE e também a Viatura de Vigilância Costeira da PM.

No final, e como forma de agradecimento por este gesto de reconhecimento ao trabalho da PM por parte da PAR, o Chefe da Equipa ofereceu uma Cresta do Comando-geral da PM e os badges da missão POSEIDON SEA e da PM.

A PM, que se encontra integrada na missão da agência FRONTEX desde o dia 1 de outubro de 2015, já resgatou, em segurança e transportou para terra, 3494 refugiados e emigrantes que corriam risco de vida, dos quais 864 bebés e crianças e 758 mulheres, e deteve 5 facilitadores.

A equipa é composta por 11 Agentes da PM, 1 Técnico para o apoio e a manutenção das embarcações e 1 Técnico para a manutenção da componente elétrica e eletrónica da Viatura de Vigilância Costeira.

A PM vai manter o seu apoio à Guarda-costeira Grega, com o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço, integrada na missão da agência FRONTEX, até ao dia 30 de setembro de 2016.

NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.