MEDIA CENTER

Autoridade Marítima assiste embarcação de recreio naufragada na ria de Aveiro

31 JUL 2016 17:07

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima (PM) de Aveiro, enquanto Comandante das Operações de Socorro (COS), coordenou hoje, dia 31 de julho, ao fim da manhã, uma operação de socorro a uma embarcação de recreio naufragada no canal principal do porto de Aveiro, junto à entrada do canal de Ovar, ria de Aveiro.

​O alerta foi dado via telefónica pelas 11h10, através de contacto telefónico de um popular, para o Piquete da Polícia Marítima de Aveiro. De imediato, foram mobilizados para o local, por mar, uma embarcação da PM e a mota de água de salvamento marítimo da Estação Salva-vidas do ISN de Aveiro.

No momento do acidente, a embarcação sinistrada encontrava-se a pairar no exercício da pesca lúdica tendo, sob o efeito de ondulação provocada por uma outra embarcação que navegava perto, sofrido a entrada de água pela alheta de bombordo, que a virou, com a consequente queda dos tripulantes à água.

A tripulação, constituída por dois elementos do sexo masculino, com cerca de 50 anos e de nacionalidade portuguesa, desembarcou em segurança e sem necessidade de assistência médica.

Os tripulantes possuíam os coletes envergados, sendo que permaneceram à superfície e junto do casco da embarcação. Ambos foram recolhidos por uma embarcação de recreio que se encontrava na vizinhança, com auxílio do tripulante da mota de água de salvamento marítimo da Estação Salva-vidas do ISN.

A embarcação da PM, por questões de segurança, acompanhou o reboque da embarcação naufragada até à rampa de S. Jacinto, local onde foi colocada a flutuar e retirada para terra.