MEDIA CENTER

Resgate de banhistas de praia sem acesso por terra em São Miguel

31 JUL 2016 09:07

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Ponta Delgada coordenou no dia 29 de julho, uma operação de resgate de dois cidadãos de nacionalidade portuguesa, que se encontravam numa pequena praia, próximo da praia da Amora (ilha de São Miguel, concelho de Vila Franca do Campo, zona de Ponta Garça), na qual teriam feito praia durante a tarde mas , devido ao encher da maré, já não conseguiam sair pelos próprios meios. Não existindo acesso por terra receavam que, com a maré cheia, ficassem dentro de água.

​O alerta foi recebido cerca das 21h10 pelo Piquete da Policia Marítima do Comando-local de Ponta Delgada, através do Centro de Busca e Salvamento Marítima de Ponta Delgada (MRCC – DELGADA). De imediato, foram deslocados para o local, uma embarcação salva-vidas da Estação Salva-vidas de Ponta Delgada e uma equipa da Policia Marítima (PM) por terra.

Do contacto da PM com os sinistrados, conseguiu-se determinar o local exato onde estes se encontravam. De terra, a PM sinalizou a zona para aproximação para o salva-vidas, uma operação complicada, devido às rochas existentes junto da costa e à falta de iluminação do local. Na operação, contou-se com a colaboração de uma pequena embarcação auxiliar pertencente a um barco de pesca que se encontrava nas proximidades, e que apoiou a operação. Através dessa pequena embarcação, foi feito o resgate dos sinistrados das rochas para a embarcação salva-vidas, cerca das 23h45.

Nenhum dos sinistrados necessitou de cuidados médicos, tendo sido conduzidos pelo salva-vidas ao porto de Vila Franca do Campo, onde desembarcaram pelas 00h15 do dia 30 de julho e onde eram aguardados pela PM, que tomou conta da ocorrência.