MEDIA CENTER

Operação de socorro ao Veleiro “HOLY MACKEREL”

19 JUL 2016 16:07

O piquete do Comando-local da Polícia Marítima (PM) de Faro, recebeu, ontem, dia 18 de julho, pelas 19h10, informação da Proteção Civil de Faro, que uma embarcação à vela denominada "HOLY MACKEREL", se encontrava com avaria no motor e que, devido à falta de vento, não tinha meios de propulsão para poder navegar para porto seguro.

Devido à agitação marítima e à  forte corrente de LEVANTE (SE) que se fazia sentir, a embarcação poderia ser arrastada para a zona de rebentação junto ao areal.

Face a esta situação foram enviadas para o local uma embarcação da Estação Salva-vidas de Santa Maria, que iniciou o reboque da embarcação para a Ria Formosa pela Barra Comum Faro/Olhão, e uma embarcação da Polícia Marítima de Faro, que acompanhou e garantiu a segurança durante a operação de reboque.

Cerca de 20 minutos após se ter iniciado o reboque, o comandante da embarcação "HOLY MACKEREL", conseguiu colocar o motor da embarcação a funcionar, que acompanhada pelas embarcações da PM e Salva-vidas entrou pelos próprios meios na Barra Comum Faro/Olhão.

A bordo da embarcação seguiam três tripulantes, sendo o comandante de nacionalidade Inglesa.

A Policia Marítima de Faro e o ISN de Olhão efetuaram todo o acompanhado ao longo da navegação até ao cais de acostagem, onde chegaram pelas 21h00.

​A embarcação ficará retida no porto onde será alvo de uma inspeção, a fim de se averiguar a proveniência da avaria.