MEDIA CENTER

Estação Salva-vidas do ISN assiste embarcação “KALINGA” ao largo de Sagres

30 JUN 2016 19:06

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou durante a madrugada de hoje, dia 30 de junho, uma operação de assistência à embarcação de recreio “KALINGA”´, com três tripulantes de nacionalidade Inglesa a bordo, que se encontrava à deriva com uma falha total de funcionamento dos motores e equipamentos de navegação, a cerca de 3 milhas a Sul da ponta de Sagres.

​O skipper da embarcação deu o alerta via VHF CH16 pelas 02h05, reportando que teria sofrido um golpe de mar com entrada de bastante água, tendo ficado sem equipamentos elétricos e sem propulsão, estando à deriva. De imediato, foi empenhada a embarcação “Diligente” da Estação Salva-vidas do ISN de Sagres, de forma a prestar a assistência, preparada para efetuar operações de reboque se necessário. 

Ao chegar ao local da ação, verificou-se que a embarcação tinha recuperado a propulsão num dos motores e tinha capacidade de navegar independentemente para o porto de Portimão. O trânsito foi acompanhado pela “Diligente”, por razões de segurança, até ter sido conseguido o restabelecimento de todos os equipamentos e aparelho propulsor, tendo atracado no porto de Portimão pelas 05h10. ​