Na sequência de um alerta recebido pelas 12h45, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar que as pessoas estavam a ser resgatadas e a embarcação rebocada em direção ao porto de Viana do Castelo, foram ativados tripulantes da Estação Salva-vidas de Viana de Castelo, bem como elementos da Capitania do Porto e do Comando Local da Polícia Marítima, da Unidade Central de Investigação Criminal (UCIC) da Polícia Marítima, da Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras (UCCF) da GNR e da Polícia Judiciária.
À chegada junto ao navio mercante, a cerca de duas milhas náuticas (aproximadamente 3,7 quilómetros) a oeste do molhe exterior de Viana do Castelo, os elementos da Polícia Marítima resgataram as pessoas e os tripulantes da Estação Salva-vidas procederam ao reboque da embarcação até ao cais da Estação Salva-vidas.
As pessoas, que se encontravam bem fisicamente, foram identificadas e, após articulação com a Polícia Judiciária, abandonaram voluntariamente as instalações do Comando Local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, permanecendo identificados no processo.
A embarcação, de bandeira espanhola, foi apreendida como medida cautelar, no âmbito das diligências do processo em curso.
Foram ainda efetuadas diligências pela Polícia Marítima e pela Polícia Judiciária, em articulação com a UCCF da GNR e o Ministério Público.
O Comando Local da Polícia Marítima de Viana do Castelo tomou conta da ocorrência.