MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional realiza exercício de combate à poluição marinha na Madeira

15 mai 2026 18:50

A Autoridade Marítima Nacional, através do Departamento Marítimo da Madeira e da Capitania do Porto do Funchal, realizou, entre os dias 12 e 15 de maio, uma ação de formação e treino no âmbito do combate à poluição do meio marinho por hidrocarbonetos, na ilha da Madeira.

O exercício simulou dois cenários distintos: um acidente no Cais comercial do Porto do Caniçal, do qual resultou um cenário de poluição do meio marinho com derrame de combustível e óleo, afetando a área portuária e um incidente na praia da Ribeira Natal, no Caniçal, onde foi simulada a chegada à costa de uma mancha de poluição por hidrocarbonetos.

A atividade contou com um total de 63 elementos empenhados da Autoridade Marítima Nacional, da Direção Regional do Ambiente e Mar, do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, da IP RAM e da Divisão do Ambiente e Sustentabilidade do Município de Machico.

Contou ainda com a participação da APRAM-Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, da CLCM – Companhia Logística e Combustíveis da Madeira, da Gomes & Caires, da Makeen Energy Portugal, da Perimadeira e do Hospital da Luz.

As equipas no terreno foram, ainda, apoiadas por embarcações, recuperadores de hidrocarbonetos, barreiras de contenção, tanques portáteis, equipamento ligeiro para limpeza de praias, viaturas pesadas e ligeiras, empilhadores e equipamento de proteção individual.

O exercício visou o treino da Brigada de Intervenção Rápida de Combate à Poluição do Mar (BIRPOL) do Departamento Marítimo da Madeira, bem como a sua integração operacional com a equipa da Direção de Combate à Poluição do Mar e com as entidades locais e regionais com responsabilidades nesta área.

Esta iniciativa permitiu ainda reforçar a prontidão do dispositivo local da Autoridade Marítima Nacional, através da execução de ações de contenção, recolha e limpeza de material poluente, em estreita colaboração com todas as entidades que integram o Plano Mar Limpo.