A cerimónia de tomada de posse foi presidida pelo Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima, Vice-almirante Nuno Chaves Ferreira, que definiu como prioridade para o novo Comandante o reforço da presença da Polícia Marítima no mar, que é “o espaço natural de atuação desta força de segurança”.
“Estar no mar, conhecer o mar e afirmar autoridade do Estado no mar faz parte da nossa própria natureza e é aquilo que nos distingue das outras forças de segurança. É nos espaços marítimos que somos os mais conhecedores, mais experientes e mais habilitados para atuar. E é isso mesmo que os portugueses esperam de nós, enquanto Guarda Costeira”, referiu o Vice-almirante Nuno Chaves Ferreira.
No discurso de tomada de posse, o novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Peniche agradeceu a confiança em si depositada e garantiu “empenho no cumprimento da missão, com total dedicação, disponibilidade e lealdade, afirmando a Capitania do Porto e o Comando Local da Polícia Marítima de Peniche em prol do cumprimento da missão, ao serviço de Portugal e dos portugueses”.
A cerimónia contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Peniche, do Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, do Presidente da Junta de Freguesia de Peniche, bem como outras entidades representativas dos Municípios de Torres Vedras, Caldas da Rainha e Lourinhã, das autoridades judiciais, militares e das forças e serviços de segurança e da proteção civil da região.


