A cerimónia de tomada de posse foi presidida pelo Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima, Vice-almirante Nuno Chaves Ferreira, contando também com a imposição de condecorações a diversos elementos da Direção-Geral da Autoridade Marítima e da Polícia Marítima.
O Vice-almirante Chaves Ferreira afirmou o papel fundamental da EAM, garantindo que “aqui que se formam, qualificam e aperfeiçoam os homens e mulheres que garantem, diariamente, a presença do Estado no mar, o exercício da autoridade marítima, a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a proteção do meio marinho".
No discurso de tomada de posse, o novo Diretor da Escola assegurou que “num ambiente em rápida e constante mutação, a formação deve ser permanente, atualizada e tecnicamente rigorosa". Terminou dirigindo-se a todos os que prestam serviço na EAM, garantindo que a sua missão “será com certeza mais simples", podendo contar com a vasta “experiência, profissionalismo, empenho e lealdade" de todos.



