Polícia Marítima realiza megaoperação transfronteiriça “Stolen Boats”
07 nov 2025 10:15
A Polícia Marítima, sob coordenação da Unidade Central de Investigação Criminal (UCIC) e através de elementos dos Comandos Regionais da Polícia Marítima do Centro e do Sul, realizou, entre os dias 20 e 31 de outubro, uma megaoperação transfronteiriça, de combate à criminalidade marítima, designada por “Stolen Boats”, que decorreu em diversas marinas e zonas aquáticas estratégicas do território nacional.
No âmbito da operação europeia “JAD Mobile 8", foram fiscalizadas 978 embarcações, com 327 pedidos de validação cruzados em sistemas de informação, tendo as autoridades procedido à apreensão de 30 embarcações e 62 motores, bem como diversos documentos falsificados, reboques e equipamentos.
Nesta operação, estiveram também empenhados elementos congéneres policiais da Alemanha, Países Baixos, Bélgica e Roménia e ainda da Agência Europeia FRONTEX, apoiados por meios náuticos e terrestres.
A “Stolen Boats" revelou-se determinante na uniformização de procedimentos de fiscalização em ambiente marítimo europeu e cooperação internacional na prevenção do furto de embarcações, reafirmando a capacidade de resposta da Polícia Marítima face a ameaças emergentes à segurança marítima.
