Na sequência de um alerta pelas 07h50, através de populares que se encontravam na zona, a informar que uma embarcação de pesca tinha virado, foram de imediato ativados tripulantes da Estação Salva-vidas de Cascais e elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Cascais. Para o local deslocaram-se também nadadores-salvadores da Associação Humanitária de Segurança e Salvamento Aquático “Brave Heart”, elementos da Associação Humanitária de Bombeiros de Parede e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM.
Nas proximidades, encontravam-se dois surfistas que prontamente se dirigiram para as vítimas, tendo conseguido resgatá-las, com o apoio dos nadadores-salvadores, para a praia das Avencas.
Os dois pescadores apresentavam ferimentos ligeiros, sinais de hipotermia e cansaço, tendo sido assistidos no local pela VMER e, posteriormente, transportados para uma unidade hospitalar pelos bombeiros.
Um dos nadadores-salvadores, devido à agitação marítima que se fazia sentir, entrou em dificuldades na água, tendo sido resgatado pelos tripulantes da Estação Salva-vidas de Cascais.
O Capitão do Porto de Cascais e a Câmara Municipal de Cascais estão a coordenar a remoção da embarcação de pesca, por constituir um perigo para a navegação, bem como por apresentar risco de poluição.
A Polícia Marítima irá instaurar um inquérito de sinistro marítimo, com vista a apurar as circunstâncias da ocorrência.