Na sequência de um alerta recebido pelas 05h42, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), foram de imediato ativados elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Sines, tripulantes da Estação Salva-vidas de Sines e elementos do Projeto “SeaWatch”. Deslocaram-se ainda para o local elementos dos Bombeiros Voluntários de Sines, da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM e nadadores-salvadores da Associação de Nadadores-salvadores de Sines.
À chegada ao local, os elementos da Polícia Marítima e dos bombeiros constataram que a vítima se encontrava numa zona de difícil acesso. Foram de imediato ativados os tripulantes da Estação Salva-vidas, com recurso a duas motas de água, que verificaram que o homem se encontrava em paragem cardiorrespiratória, tendo iniciado manobras de suporte básico de vida.
Posteriormente, os elementos do Projeto “SeaWatch” e da Associação de Nadadores-Salvadores de Sines retiraram a vítima, por mar, até ao areal.
Não tendo sido possível reverter a situação, o auto de verificação do óbito foi efetuado no local pelo médico da VMER, tendo o corpo sido posteriormente transportado para o Gabinete de Medicina Legal do Hospital do Litoral Alentejano pelos bombeiros.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado.
O Comando Local da Polícia Marítima de Sines tomou conta da ocorrência.