Este exercício terá por base a simulação de uma colisão entre dois navios mercantes, ao largo do porto da Horta, originando um incêndio, um rombo no casco com derrame de fuelóleo e, ainda, um ferido a bordo e um náufrago.
Da colisão resulta um derrame que se dispersa em duas grandes manchas de poluição que derivam para a entrada do porto, praias adjacentes e zonas essenciais à economia local, tais como pesqueiros e atividades turísticas diversas. Uma das manchas de poluição irá atingir a zona da Praia do Porto Pim, afetando a marina e a fauna e flora que habita a zona circundante do Monte da Guia.
Será ainda simulado um derrame de grandes proporções de fuelóleo na zona interior do porto da Horta, decorrente da avaria no sistema de reabastecimento de combustível a um navio.
Além do treino de vários procedimentos, este exercício tem como objetivo consolidar a integração dos meios de combate à poluição da Autoridade Marítima Nacional com a Marinha Portuguesa, a Força Aérea Portuguesa e outros meios nacionais, assim como internacionais, com os meios da European Maritime Safety Agency (EMSA) e dos parceiros do Acordo de Lisboa (França, Espanha e Marrocos).
No dia 8 de maio irá realizar-se um seminário subordinado ao tema "Preservação do meio marinho", abordando assuntos relacionados com a poluição do meio marinho e onde será também apresentado o exercício de combate à poluição do mar. Este seminário é aberto ao público, e realiza-se pelas 14h00, hora local, no Auditório da Escola Secundária Manuel Arriaga (INSCRIÇÕES AQUI). Poderá também ser assistido através das redes sociais da Autoridade Marítima Nacional.
No segundo dia, 9 de maio, realizar-se-ão diversas ações de combate à poluição do mar na Horta, decorrente da simulação do incidente de poluição marítima, e serão empenhados diversos meios, em diferentes cenários, em terra e no mar.
O "ATLANTIC POLEX.PT" é um exercício anual de resposta a incidentes de poluição do meio marinho, que pretende testar o plano nacional de contingência contra incidentes de poluição nos diferentes tipos de cenários passíveis de ocorrer um incidente: no mar (offshore), no porto, em marinas e na praia.