Na sequência de um alerta recebido pelas 19h05, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar para a existência de uma embarcação de recreio presa a uma armação piscícola, foram de imediato ativados para o local os tripulantes da Estação Salva-vidas de Ferragudo.
À chegada ao local, constataram que os dois tripulantes se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica, e que a embarcação ficou com o hélice preso às linhas da armação piscícola que se encontra fundeada no local.
Com o apoio de mergulhadores foi possível libertar a embarcação, tendo, posteriormente, os tripulantes da Estação Salva-vidas procedido ao acompanhamento da embarcação, por questões de segurança para os tripulantes e para a navegação, para o porto de Lagos.
O proprietário foi notificado e só poderá navegar novamente após ser alvo de uma vistoria, a fim de assegurar as normais condições de navegabilidade. Foi também notificado o proprietário da armação piscícola.
O Comando-local da Polícia Marítima de Lagos tomou conta da ocorrência.