Durante a ação, realizada no âmbito do projeto “Praia Segura”, os alunos tiveram a oportunidade de assistir à simulação de três cenários de salvamento balnear. No primeiro, dois banhistas que tentam alcançar uma bola arrastada pela água do mar são surpreendidos por um agueiro, sem conseguirem regressar a terra. No segundo cenário, um praticante de Stand Up Paddle cai da prancha numa zona sem pé, entrando em pânico. Por fim, simulou-se o afogamento de um jovem, que fica inconsciente e é resgatado com recurso à mota de água do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).
Além da explicação das diferentes fases de salvamento, a atividade de assinalamento do Dia da Criança terminou com uma ação de sensibilização sobre as várias recomendações de segurança a ter em conta no usufruto das praias, para que as crianças se tornem embaixadoras destes espaços.
O evento contou com a colaboração de elementos da Associação de Nadadores-Salvadores "Delfins", da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leixões, da escola de surf Onda Pura, da União de freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira e ainda do Sistema de Salvamento Balnear da Câmara Municipal de Matosinhos.