Na sequência de um alerta recebido pelas 15h38, através do 112, foram de imediato ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima do Douro, tripulantes da Estação Salva-vidas da Foz do Douro, bem como elementos dos Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia, dos Bombeiros Voluntários de Avintes e da Polícia Municipal de Gaia.
À chegada junto da embarcação de passageiros, a Polícia Marítima constatou que o incêndio já tinha sido extinto pelos Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia, não havendo registo de danos pessoais, apenas materiais.
Os sete passageiros que se encontravam a bordo foram resgatados com apoio de embarcações que estavam na zona, não tendo sido necessário prestar assistência médica. Devido à inalação de fumo, os tripulantes da Estação Salva-vidas da Foz do Douro ministraram oxigénio ao mestre de uma das embarcações que apoiaram o combate ao incêndio.
No local esteve também um perito do Departamento Marítimo do Norte, no sentido de verificar eventuais focos de incêndio.
O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Douro esteve a coordenar as ações no local, tendo o Comando-local da Polícia Marítima do Douro tomado conta da ocorrência.