Na sequência de um alerta recebido pelas 10h45, através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Porto, a informar que um grupo de pessoas se encontrava em dificuldades na água, deslocaram-se de imediato para o local tripulantes da Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde e elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim de Vila do Conde. Deslocaram-se ainda para o local nadadores-salvadores da associação "Os Golfinhos", elementos dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, do INEM, da Polícia Municipal e da PSP.
Quatro das vítimas foram arrastadas até à praia de Azurara, tendo três sido resgatadas e auxiliadas pelos nadadores-salvadores da associação "Os Golfinhos", e uma conseguiu sair da água pelos próprios meios.
As restantes cinco vítimas acabaram por conseguir sair da água pelos próprios meios na barra de Vila do Conde.
As vítimas foram observadas pelos elementos do Bombeiros e do INEM, tendo cinco sido encaminhadas para unidades hospitalares.
A Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde coordenou as operações de resgate das vítimas, totalizando o empenhamento de 34 operacionais apoiados por 13 viaturas.