MEDIA CENTER

Escola da Autoridade Marítima realiza treino de resposta a cenários de resgate

27 nov 2023 17:00

A Escola da Autoridade Marítima realizou esta manhã uma ação de treino operacional de resgate e salvamento por meio aéreo, com a colaboração de uma aeronave da Força Aérea Portuguesa, ao largo do Mar da Palha, no estuário do Rio Tejo.

Esta ação, realizada no âmbito da formação desenvolvida pelo Núcleo de Formação Náutica da Escola da Autoridade Marítima, permitiu o treino de resposta a manobras de aproximação por parte da aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa e, posteriormente, os procedimentos em caso de resgate e salvamento, por meio aéreo, de elementos sinistrados a bordo de embarcações. 

Nesta atividade estiveram presentes 12 alunos do Projeto SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security), um Programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, financiado pela União Europeia, cuja componente de resposta operacional é gerida e cofinanciada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e também cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha. 

Estiveram ainda presentes o Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, major-general Nuno Lemos Pires, a Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Ana Paula Fernandes, o Coordenador do Projeto SWAIMS, comodoro Nuno Cortes Lopes e o Diretor da EAM, capitão-de-mar-e-guerra Carvalho de Oliveira.