A cerimónia de tomada de posse realizou-se nas instalações do ISN, em Oeiras, e foi presidida pelo Subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2.º Comandante-geral da Polícia Marítima, Contra-almirante José Vizinha Mirones. Neste evento estiveram também presentes o Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Miguel Faria, bem como o Presidente da Escola Náutica Infante D. Henrique, o Presidente da Direção da Escola Nacional de Bombeiros, entre outros representantes de entidades públicas.
No discurso de tomada de posse, o novo Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos agradeceu a confiança em si depositada e mostrou-se honrado por poder "dirigir uma instituição com 131 anos de existência a dedicar-se a salvar vidas no mar, a promover a segurança marítima e como tal, reconhecida pelos altos serviços prestados ao nosso país".
Tendo reforçado a ligação do país ao mar, como "uma fonte de recursos, de cultura, de identidade e de orgulho nacional", o novo Diretor destacou que "o ISN foi criado por pessoas e para as pessoas, sendo naturalmente esta a sua principal prioridade. Aqueles que trabalham nesta instituição, contribuem para a mais nobre das missões: salvar vidas".
O Comandante Duarte da Conceição manifestou ainda a sua gratidão ao seu antecessor pelo "apreço e o cuidado" com que lhe passou o serviço. "Tudo farei para prosseguir e finalizar os projetos em execução pela anterior direção", afirmou.
