Ao início desta manhã, no final de mais uma patrulha, a equipa da PM recebeu informação das autoridades gregas que um bote estava a dirigir-se para a Ilha de Lesbos. A PM rapidamente chegou ao local e deparou-se com um bote sobrelotado, a meter água e com muitas crianças e bebés a bordo.
A equipa da PM resolveu resgatar todos os emigrantes para o interior da embarcação ARADE. No total foram resgatadas 53 pessoas, das quais 20 bebés e crianças, 15 mulheres e 18 homens. Uma das mulheres tinha mobilidade reduzida e um dos bebés era recém-nascido.
À chegada ao porto de Mitilene, onde todos desembarcaram em segurança, já se encontravam elementos da Guarda-costeira grega e da agência FRONTEX que ajudaram no desembarque e garantiram o controlo e registo de todos os refugiados e emigrantes.
Até ao momento a equipa já resgatou, em segurança e transportou para terra, 2952 emigrantes e refugiados que corriam risco de vida, sendo 806 bebés e crianças.
A PM vai manter o seu apoio à Guarda-costeira Grega, com o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço, integrada na missão da agência FRONTEX, até ao dia 30 de setembro de 2016.
NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.
Ver vídeo do resgate