O alerta foi dado pelo Serviço Regional da Proteção Civil cerca das 10h58, relatando a necessidade de resgate de um individuo que supostamente teria sido encontrado inanimado por outros pescadores que se encontravam no local. De imediato, foram ativados meios de socorro para o local, nomeadamente uma embarcação salva-vidas e uma mota de salvamento marítimo da Capitania do Porto do Porto Santo, dois agentes da Polícia Marítima do Comando-local do Porto Santo por terra e os Bombeiros da Corporação de Bombeiros do Porto Santo.
Pelas 12h18, a vítima foi resgatada por mar junto à zona rochosa, sem sinais vitais e, posteriormente, evacuada para o porto de abrigo do Porto Santo, tendo sido identificada como sendo um indivíduo do sexo masculino, com 50 anos de idade, natural de Porto Santo e residente no Funchal.
O Ministério Público autorizou a remoção do corpo, após a confirmação do óbito pelo Delegado de Saúde, tendo sido posteriormente transportado para a casa mortuária do cemitério de Santa Catarina.
O Comando-local da Polícia Marítima do Porto Santo tomou conta da ocorrência.