MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional realiza exercício de combate à poluição em Sesimbra

04 mai 2023 17:00

A Autoridade Marítima Nacional, através da Capitania do Porto de Setúbal e do Departamento Marítimo do Centro, e em colaboração com a Direção de Combate à Poluição do Mar e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, realizou ontem, 03 de maio, um exercício de poluição no meio marinho no porto de pesca de Sesimbra.

​Este exercício, que teve como  objetivo treinar os procedimentos de resposta das diversas entidades em caso de ocorrência de poluição a nível local do Plano Mar Limpo, consistiu na simulação de um acidente numa unidade industrial, da qual resultou um cenário de poluição no meio marinho com o derrame de combustível e óleo, que afetou uma área portuária.

Para combater o foco de poluição, foram empenhados um total de 26 elementos da Capitania do Porto de Setúbal, do Departamento Marítimo do Centro, da Direção de Combate à Poluição do Mar e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.

Este exercício permitiu e contribuiu para assegurar a prontidão do dispositivo local da Autoridade Marítima Nacional no que se refere à poluição do meio marinho, com a realização de diversas ações de contenção, recolha e limpeza de material poluente, em colaboração com outras entidades que integram o Plano Mar Limpo.

O "Plano Mar Limpo" foi criado em 1993 e tem como objetivos estabelecer um dispositivo de resposta a incidentes de poluição, definir responsabilidades e fixar competências dos diversos organismos intervenientes, definir mecanismos de mobilização, de ajuda e de apoio técnico, definir estratégias, métodos e técnicas de combate ao incidente, definir esquemas de formação e treino do pessoal envolvido na direção e coordenação das operações e definir o estabelecimento de bases logísticas (operacionais).