MEDIA CENTER

Resgatados três homens ao largo da ilha de Lesbos na Grécia

25 mar 2023 17:30

Os elementos da Polícia Marítima em missão na Grécia, com o apoio de um Tripulante de Embarcações Salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), detetaram e resgataram ontem três homens que se encontravam ao largo da ilha de Lesbos.

Na sequência de uma monitorização com recurso à Viatura de Vigilância Costeira (VVC) da Polícia Marítima, foram detetados movimentos suspeitos de migração irregular ao largo da ilha de Lesbos, foi ativada de imediato para o local uma embarcação da Polícia Marítima, com um Tripulante de Embarcações Salva-vidas a bordo.

À chegada ao local constatou-se que se tratava de um jet ski em risco de afundar, estando três homens dentro de água, dois migrantes e um alegado facilitador de nacionalidade turca, que foram prontamente resgatados, com o apoio do Tripulante de Embarcações Salva-vidas,.

Os homens foram de seguida transportados para terra, tendo sido entregues à Guarda Costeira Grega.

A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação "POSEIDON", sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à Guarda Costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia.