MEDIA CENTER

Polícia Marítima apoia navio mercante encalhado no Mar Egeu

21 ABR 2016 17:04

A equipa da Polícia Marítima (PM) que se encontra integrada na missão da agência FRONTEX, POSEIDON RAPID INTERVENTION, a colaborar no controlo de fronteiras da União Europeia, na Grécia, está desde ontem, dia 20 de abril, empenhada, por solicitação da Guarda-costeira grega (HCG), numa missão de busca e salvamento (SAR) a um navio mercante, com mais de 100 metros, que encalhou numa zona de rochas, junto à linha de fronteira entre a Turquia e a Ilha grega de Lesbos.

O navio, de pavilhão holandês, encontra-se estável embora tenha um rombo na casa da máquina, com entrada de água. Toda a guarnição permanece a bordo por se considerar que não há perigo.

No local estão, para além da equipa da PM com a embarcação ARADE, meios da HCG e um rebocador costeiro.

Desde o dia 1 de outubro de 2015, a PM já resgatou 2899 emigrantes e refugiados, dos quais 786 eram bebés e crianças e 622 eram mulheres, e deteve 5 facilitadores.

A PM vai manter o seu apoio à Guarda-costeira Grega, com o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço, integrada na missão da agência FRONTEX, até ao dia 30 de setembro de 2016.

NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.

Ver vídeo​ do apoio