Estas ações foram realizadas no centro de formação da Direção de Combate à Poluição do Mar, localizado na Base Naval de Lisboa, no concelho de Almada, bem como em diversos locais, tais como, Viana do Castelo, Leixões, Cascais e Funchal.
Nestas formações estiveram presentes 56 militares e militarizados da Autoridade Maritima Nacional e 86 elementos de entidades com intervenção na área de combate à poluição do mar, como a Administração dos Portos do Douro e Leixões, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, a Administração dos Portos da Madeira, a Companhia Logística de Combustíveis da Madeira, a Administração do Porto de Lisboa e serviços de proteção civil, bombeiros e empresas dos municípios de Viana do Castelo, Funchal e Cascais, ente outras.
No âmbito da poluição foi ainda realizado um Curso de Recolha de Amostras de Poluição destinado a agentes da Polícia Marítima.
Para o ano de 2023, encontram-se já planeadas sete edições do Curso de Operadores de Combate à Poluição destinadas às Capitanias e Departamentos Marítimos, assim como a entidades com responsabilidades e interesse no combate à poluição do mar.
Estão ainda planeadas oito edições do Curso de Recolha de Amostras de Poluição.



