MEDIA CENTER

Operação conjunta de fiscalização a navio cargueiro com carga perigosa

15 ABR 2016 18:04

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz coordenou no passado dia 8 de abril, uma operação de fiscalização conjunta com diversas entidades e forças policiais, ao transporte de cargas perigosas via marítima, para o porto comercial da Figueira da Foz.

​​​Da operação, resultou a fiscalização de um navio cargueiro proveniente de Itália, o qual transportava nos seus porões, resíduos betuminosos de descontaminação de solos, classificados como IMO 9 UN-3077, a fim de serem descarregados no porto da Figueira da Foz e transportados, via terrestre, para um aterro da empresa SISAV-CIRVER, na zona da Chamusca, devidamente licenciada para o tratamento deste tipo de resíduos.

A operação decorreu dentro da regularidade, sendo a abordagem ao navio sido efetuada no mar, na zona do fundeadouro do porto da Figueira da Foz, por uma embarcação da Polícia Marítima (PM), com elementos das diversas forças no terreno. No navio, não se verificou qualquer tipo de infração, confirmando-se que o produto transportado era o declarado e estava em conformidade com os parâmetros legalmente estabelecidos.

Participaram nesta operação conjunta diversas entidades, nomeadamente, a Capitania do Porto e o Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz, a Autoridade Portuária (APFF), o Ministério Público,  a Polícia Judiciária (PJ), o GIPS-GNR, a Autoridade de Saúde (Delegado de Saúde), o IGAMAOT (Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território), e a ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho).​

Ver vídeo da operação.