Na sequência de um alerta recebido pelas 17h30, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar para a presença de um homem em paragem cardiorrespiratória na praia de Quarteira, foram ativados de imediato para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Faro, bem como elementos do INEM e da Cruz Vermelha Portuguesa.
A vítima, um homem de 75 anos, foi retirada da água pelo nadador-salvador de serviço na praia, com o apoio de populares, tendo sido prontamente auxiliada por um médico que se encontrava no local, que iniciou as manobras de reanimação, até à chegada do INEM. Após várias tentativas de reanimação, não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local pelo médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM.
Foi contactado o Ministério Público, tendo o corpo sido posteriormente transportado pelos elementos da Cruz Vermelha Portuguesa para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Faro.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e encontra-se a prestar apoio aos familiares da vítima.
O Comando-local da Polícia Marítima de Faro tomou conta da ocorrência.