Na sequência de um foco de poluição causado por um incêndio num armazém de uma fábrica de tintas, em Leça da Palmeira, no dia 08 de agosto, e após indicações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Unidade de Saúde Pública de Matosinhos, foi desaconselhada a ida a banhos em cinco praias do concelho de Matosinhos até as análises à água indicarem que os valores se encontram dentro dos parâmetros de referência.
Durante o fim de semana, e após os resultados das análises à qualidade da água, efetuadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), indicarem que os valores microbiológicos estavam dentro dos padrões de qualidade, foi levantado o desaconselhamento de ida a banhos em quatro das cinco praias, nomeadamente nas praias do Aterro, Fuzelhas, Boa Nova e de Leça da Palmeira, tendo sido dadas instruções para que fosse hasteada novamente a bandeira verde, por parte da Câmara Municipal de Matosinhos.
O desaconselhamento de ida a banhos na praia Azul irá manter-se até que as análises à qualidade da água indiquem que os valores microbiológicos se encontram dentro dos parâmetros de referência.