Na sequência de um alerta recebido pelas 15h32, através da GNR de Lagoa, a informar para a deflagração de um incêndio junto à praia Grande, foram ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Portimão. Para o local deslocaram-se também elementos dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, de Silves e de Portimão, elementos da GNR de Lagoa, bem como um helicóptero.
À chegada ao local, os elementos da Polícia Marítima receberam a informação da presença de três jovens suspeitos de atear o fogo, tendo transportado os mesmos para as instalações do Comando-local da Polícia Marítima de Portimão, onde foram identificados. Foram posteriormente contactados os respetivos encarregados de educação.
No combate ao incêndio estiveram empenhadas cinco viaturas dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, Silves e Portimão, uma viatura da GNR e um helicóptero, tendo o incêndio sido extinto pelas 16h00. A Polícia Judiciária deslocou-se ao local para efetuar perícias.
O Comando-local da Polícia Marítima de Portimão tomou conta da ocorrência, tendo o caso sido remetido para a Polícia Judiciária.