Na sequência de um alerta recebido pelas 09h40, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), a informar para a queda de um mariscador ao mar, foram de imediato ativados para o local elementos da Capitania do Porto e do Comando-local da Polícia Marítima de Ponta Delgada, da Estação Salva-vidas de Ponta Delgada, do Projeto "SeaWatch" e do programa "Praia Segura".
À chegada ao local, os elementos do Projeto "SeaWatch" constataram que a vítima se encontrava isolada numa zona de difícil acesso, tendo procedido ao resgate da mesma por via marítima, com recurso a um cinto de salvamento. A vítima foi posteriormente transportada por uma mota de salvamento marítimo da Estação Salva-vidas de Ponta Delgada até à praia do Pópulo.
Por se encontrar bem fisicamente e sem necessidade de assistência médica, o mariscador acabou por abandonar o local pelos seus próprios meios.
Nesta ação estiveram empenhados dois elementos do Projeto "SeaWatch", apoiados por uma viatura Amarok, dois tripulantes da Estação Salva-vidas de Ponta Delgada, apoiados por uma mota de salvamento marítimo, três elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Ponta Delgada, apoiados por uma viatura e uma embarcação, bem como dois elementos da Capitania do Porto de Ponta Delgada e um elemento do programa "Praia Segura", apoiados por uma viatura.
O Comando-local da Polícia Marítima de Ponta Delgada tomou conta da ocorrência.