MEDIA CENTER

Mulher morre na praia da Salgueira na Póvoa de Varzim

10 jun 2022 19:40

Uma mulher, com cerca de 50 anos, morreu esta tarde depois de alegadamente ter entrado em dificuldades na água, por ter sido arrastada por uma onda, na praia da Lagoa, no concelho da Póvoa de Varzim.

​Na sequência de um alerta recebido pelas 12h55, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar para a presença de duas pessoas em risco de afogamento, foram ativados de imediato para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim, da Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim, do Projeto "SeaWatch", bem como elementos do INEM, dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e da Cruz Vermelha Portuguesa.

À chegada ao local constatou-se que as duas vítimas tinham sido resgatadas para terra pelos nadadores-salvadores de serviço na praia, tendo sido prontamente assistidas no local por elementos da associação "Os Delfins" e posteriormente transportadas para uma unidade hospitalar.

Segundo foi possível apurar, encontrava-se uma terceira pessoa, uma mulher com cerca de 50 anos, desaparecida na água, tendo sido de imediato iniciadas buscas pela vítima por parte dos elementos da Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim, do Projeto "SeaWatch" e por nadadores-salvadores.

A vítima foi posteriormente encontrada a flutuar, na praia da Salgueira, sendo retirada da água, em estado inconsciente, por um nadador-salvador. O óbito foi declarado no local, pela médica do INEM, tendo o corpo sido de seguida transportado pelos elementos dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, para o Instituto de Medicina Legal do Porto, após indicações do Ministério Público.

O Comando-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim tomou conta de ocorrência.