Na sequência de um alerta recebido pelas 12h55, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar para a presença de duas pessoas em risco de afogamento, foram ativados de imediato para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim, da Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim, do Projeto "SeaWatch", bem como elementos do INEM, dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e da Cruz Vermelha Portuguesa.
À chegada ao local constatou-se que as duas vítimas tinham sido resgatadas para terra pelos nadadores-salvadores de serviço na praia, tendo sido prontamente assistidas no local por elementos da associação "Os Delfins" e posteriormente transportadas para uma unidade hospitalar.
Segundo foi possível apurar, encontrava-se uma terceira pessoa, uma mulher com cerca de 50 anos, desaparecida na água, tendo sido de imediato iniciadas buscas pela vítima por parte dos elementos da Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim, do Projeto "SeaWatch" e por nadadores-salvadores.
A vítima foi posteriormente encontrada a flutuar, na praia da Salgueira, sendo retirada da água, em estado inconsciente, por um nadador-salvador. O óbito foi declarado no local, pela médica do INEM, tendo o corpo sido de seguida transportado pelos elementos dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, para o Instituto de Medicina Legal do Porto, após indicações do Ministério Público.
O Comando-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim tomou conta de ocorrência.