MEDIA CENTER

Polícia Marítima promove Cidadania Marítima em Faro

31 MAR 2016 10:03

O Instituto D. Francisco Gomes - Casa dos Rapazes, em Faro, recebe na próxima sexta-feira, dia 1 de abril, entre as 10h30 e as 12h00, mais uma ação do Programa “Cidadania Marítima” da Polícia Marítima. Esta iniciativa pretende levar conceitos de Cidadania e segurança no mar, na orla costeira e fluvial, a várias escolas ao longo do país.

​​​Neste dia, a apresentação será feita por elementos do Comando Regional da Polícia Marítima (PM) do Sul e do Comando-local da PM de Faro. Porém, todos os Comandos da Polícia Marítima, a nível nacional, têm uma participação constante na divulgação da mensagem de sensibilização para os conceitos de Cidadania no Mar, incentivando os jovens para uma cidadania ativa no âmbito da defesa e salvaguarda do equilíbrio da ecologia marinha, e na prevenção de comportamentos de risco na orla costeira e praias de banhos.

Este programa tem como lema “Cidadania no Mar, Segurança a Dobrar” e os objetivos que o caracterizam são os seguintes:

  1. Promover uma cultura de segurança de pessoas e bens;
  2. Promover a descoberta e o gosto pelo mundo marinho;
  3. Fomentar o civismo e a cidadania, contribuindo deste modo para a afirmação da extensa zona costeira portuguesa, enquanto espaço privilegiado de lazer e turismo;
  4. Diagnosticar, prevenir e intervir nos problemas de segurança nas praias;
  5. Determinar, prevenir e erradicar a ocorrência de comportamentos de risco e ou de ilícitos criminais e contraordenacionais nas praias e nas áreas do DPH;
  6. Recolher informações e dados estatísticos e realizar estudos sobre as várias localidades, que permitam dotar os órgãos competentes de um conhecimento objetivo sobre a especificidade de cada área.


Nota ao editor: Convidam-se todos os órgãos de comunicação social a acompanharem a sessão. Para confirmação de presença solicita-se o contacto com: 

Tenente Ivo Serôdio – 919 663 200 | girp@amn.pt​