MEDIA CENTER

Autoridade Marítima em operação de reboque de veleiro junto à ilha de Faro

23 MAR 2016 11:03

A Estação Salva-vidas do ISN de Santa Maria e o Comando-local da Polícia Marítima (PM) de Faro desenvolveram ontem, dia 22 de março, durante a manhã, uma operação de reboque de um veleiro de 12 metros, com um tripulante a bordo, encalhado em frente à antiga Barrinha de S. Luis (Ilha de Faro).

​​O alerta foi dado por um pescador, pelas 07h35, ao Comando-local da PM de Faro. De imediato, foram mobilizados para o local, a embarcação salva-Vidas da Estação salva-vidas de Santa Maria e uma patrulha da PM. No local, verificou-se que não havia condições de abordagem à embarcação por a mesma estar a seco (encalhada), tendo sido necessário recorrer-se a outro tipo de embarcação, com capacidade de manobra e calado que permitisse navegar em águas baixas, por forma a aproximar da embarcação em segurança e despistar se havia alguém a bordo, pois não havia resposta às diversas chamadas, quer no local, quer via rádio.

Reunidas as condições de segurança necessárias, a PM abordou a embarcação, verificando que se encontrava a bordo um tripulante solitário, bem de saúde, evidenciando apenas alguns sinais de cansaço. Imediatamente a PM iniciou uma operação de salvamento da embarcação, visto estar em eminência a sua perda, face às condições meteorológicas e ao local onde o encalhe aconteceu (banco de areia de difícil acesso).

Mediante a coordenação entre a PM e o ISN, o veleiro foi desencalhado com sucesso. Para isto, foi necessário que um agente da PM nadasse até à embarcação, com o objetivo de passar um cabo de reboque, que permitiu à embarcação salva-vidas puxar e desencalhar o veleiro. 

Após a embarcação estar em águas “safas”, navegou pelos seus próprios meios tendo, contudo, ficado sem leme. Assim, o seu reboque foi retomado até ao fundeadouro das quatro águas, aguardando a subida da maré para entrar no estaleiro, onde permanecerá a fim de ser alvo de uma inspeção e averiguar as condições de segurança para navegar. A operação terminou cerca das 12h00, tendo sido empenhados uma embarcação salva-vidas, com dois elementos do ISN e duas embarcações da PM, com um militarizado do Troço de Mar e quatro agentes do Comando-local de Faro.​

​Veja o vídeo da operação.